É tão bom ser mãe, mas é tão dificil......A gente fica tentando ser 100% o tempo todo, acertar e acertar em tuuuudo!
Eu estava lendo o post da Camila, mamãe de duas princesa, no qual ela falava do relacionamento dela com as duas como lidar com as cobranças que nós mesmo nos fazemos.
Vocês acham que com dois pra dar atenção ainda mais praticamente dois bebês é fácil???Nem sempre...rsss
Mady está numa idade deliciosa, pede atenção o tempo todo e pede mais ainda por ser ciumenta, Pie está na idade do descobrimento, tudo é novidade e ele adooora chamar nossa atenção (caracteristicas igual dos dois) e o pior(ou melhor,rss) ele faz gracinhas e a gente se derrete quando Mady vê fica com carinha de triste e eu fico dividida ..... nessa hora elogio os dois e tento coloca-la no meio dizendo tipo: olha oq o Pie aprendeu, Mady!..
E o colo? Eu nem sei oque dizer sobre minha coluna, rsrsrs, eles se revesam, Mady pede colo (pesando 15 kg,imaginem) , ai Pie vê e fica manhoso querendo também, Pie (pesando quase 10kg) quer colo o tempo todo, as vezes Mady pede pra eu coloca-lo no chão pra eu pegar ela e assim a gente vai!
Agora Mady resolveu ou não dormir mais a tarde ou dormir bem pouquinho, trabalheira, pois Pie só dorme bem quando Mady também está dormindo pois ele acorda com qualquer cantoria dela rsrs, um sufoco.
Eu sento brinco com os dois, faço carinhos nos dois, fico horas no quarto colocando eles pra brincarem juntos, e dá certo, mas não posso ficar ali o dia todo, tenho mais um monte de coisa pra fazer , onde eu vou vão os dois atrás, Pie engatinha super rapido me acompanha o dia todo e Mady atrás chamando atenção se ele mexe em algo ou pára pra ver algo rsrs.
Fico preocupada se deixei de dar atenção em algum momento, se deixei de me dedicar mais em alguma hora, se algum dormiu triste comigo, se eu estou dando de fato a educação aos dois como deve ser, será q algum já está traumatizado rss(neurótica,pouco),e todos os dias dou o meu melhor mas no final do dia penso que poderia ter feito mais.
Eles são carinhosos até demais, acho que isso se deve a mim, aqui sempre tô enchendo eles de carinho, amor....eu e o Edu sempre estamos dando atenção, elogiando e assim vai.
Mesmo com tudo isso Mady deu regredida no desfralde, tem as vezes falado de um jeito bem manhosa, demonstra ansiedade e a gente faz de tudo, pesquisa na internet, tudo tudo para que ela se sinta bem.
Todos os dias é uma novidade, não sei como ela vai estar, tem dias ótimos como tem dias que eu já chorei me perguntando onde estou errando.
É assim , por isso dei sumidinha dos blog's, meu tempo fica cada dia mais curto.
Pra finalizar vou colocar essa reportagem da Crescer, bom para as mamães que estão gravidinhas do segundo filho ou tiveram recentemente:
"Irmão novo em casa
Ciúme, manha e agressividade são reações normais quando chega um bebê na família. O filho mais velho precisa de ajuda para sentir-se seguro
Redação Crescer
Um novo bebê em casa muda a rotina da família inteira. De uma hora para outra, todas as atenções estão voltadas para o recém-nascido. E, se ele chega na condição de irmão, é comum a criança mais velha sentir-se abandonada, mesmo que tenha sido preparada para esse momento, acompanhando de várias maneiras a gravidez da mãe. É que só quando ela vê o bebê em casa, e toda a movimentação para cuidar dele, começa realmente a entender toda a conversa que ouviu sobre sua chegada. "O filho com menos de 5 anos costuma sentir mais ciúme e insegurança nessa hora, porque ainda depende muito dos pais. Com a presença do bebê, ele tem receio de ser passado para trás, de deixar de ser amado pelos pais. Por isso, tentará fazer de tudo para manter a atenção deles, e pode ficar agressivo e irritado com facilidade", afirma a psicóloga Ana Cássia Maturano.
Amor e carinho
A agressividade precisa ser contida com muito carinho nesse momento. É preciso lembrar que a criança dessa idade nem sempre consegue exprimir em palavras o que sente. "Ela ainda se comunica muito com o corpo. Logo, é natural que expresse reações de forma mais impulsiva, agredindo o irmão mais novo, por exemplo", diz a psicóloga. Nesse caso, os pais devem tentar identificar para a criança o que ela está sentindo e explicar que, embora tal sentimento seja normal, não dá a ela o direito de agredir o irmão.
Algumas crianças reagem à chegada de um bebê com uma regressão no comportamento, voltando a fazer xixi na calça ou a pedir a chupeta, por exemplo. "O Matheus, de 4 anos, e o Raphael, de 3, retomaram a mamadeira depois que o irmãozinho nasceu", conta a pedagoga paranaense Visitación Ferreira, avó dos meninos. "Com atitudes como essa, a criança pode estar buscando a segurança e o conforto de algo que já viveu e sabe como é. Ela procura refugiar-se numa situação conhecida para se fortalecer e enfrentar a novidade. Ou talvez esteja apenas preocupada em garantir o amor dos pais, passando a agir como o bebê", explica Ana Cássia. A psicóloga ressalta que os pais não devem valorizar esse comportamento: "A melhor resposta é reforçar os aspectos maduros da criança, incentivando-a a crescer".
Como agir
- Algumas atitudes podem transmitir segurança a seu filho, minimizando seus sentimentos negativos em relação ao nascimento do irmãozinho.
- Se ele disser que não gosta do irmão, não se preocupe. Diga que ele não precisa gostar, pois vocês, que são pais, já gostam. - Quando estiver cuidando do bebê, não peça ao irmão para ajudá-la, mas deixe que ele toque a criança e brinque com ela.
- Evite mudanças em sua rotina, antes e depois da chegada do irmão.
- Não force seu filho a dar coisas para o irmão."
Fonte:
Pra não ficar maior o post eu volto depois com as fotos! Bjuuuuus
Naty
8 comentários:
Olá querida, vc tem toda a razão, duas cças pequenas em casa não é fácil, mas pelo que vc contou tem se dedicado bastante e tenho certeza que essa fase da gatinha vai passar.
Bjus
Oi amiga.
Bem vinda ao Clube rsrsrsr.
Gata eu tbm me sinto assim como vc, é trabalheira demais.
e ainda tenho um de 10 anos que me dá outras dores de cabeça e tbm me cobra atenção.
Não é FÁCIL é muito complicado.
Exige muito mesmo.
Mas, coloco na cabeça que iso vai pasar vai dar uma melhorada.
Qto a manha: menina tem horas que Danilo fala parece um bbzinho. Quer colocar fralda, mamadeira enfim... tudo por ciúme.
Aff!
O jeito é ter muita paciência.
Bjks querida.
Ai ai amiga...eu imagino o quanto deve ser difícil viu? mas, tenho uma grande admiração por vc, vc consegue dar conta dos dois e ainda cuidar da casa e sobrar um tem tempinho para o marido, vc é uma SUPER mulher.
E a escolinha da Mady? já pensou em levá-la novamente??
bjs
Oi querida, imnagino sua angustia de querer acertar sempre, estamos sempre nos culpando por tudo né, vc com dois ainda, deve ficar louca, por isso penso em ter mais filhos, deve ser maravilhoso e compensar tudo, mas se for pra ter outro e continuar trabalhando não adianta.
Mas logo eles crescem e vc terá muuuuuuuuita saudade dessa rotina louca, corrida mas muito gostosa e divertida.
Bjs flor e ótimo findi pra vcs!
Oi amiga,
Como sempre te falo, admiro muitíssimo quem fica em casa sozinha o dia todo com os filhos e consegue dar conta de tudo!
É muita cobrança, e o pior que nem ajudante você tem!
Parabéns por ser tão paciente, taí uma virtude que eu admiro demais nas pessoas!
Beijo
Tati
Ai colega... Não sei se por medo ou por imaginar como a situação é complicada, não consigo pensar em ter outro filho...rsrsrsrsrs Percebo que realmente todas as mães passam por essa situação tão delicada... mas acho que vc está se saindo muito bem!
Naty,é assim mesmo,toda mãe se sente culpada.
umas porque trabalham fora e sobra pouco tempo para os filhos,marido,casa (eu por exemplo).
outras que estão em casa mas também tem muiiiito serviço e mais de um filho e ter que dar conta de tudo não é fácil.
sou como você as vezes chego a chorar por achar que não estou fazendo certo.
você esta no caminho certo é uma mãe maravilhosa viu !
aproveite bastante seus pequenos que esta fase passa muito rápido.
bom fim de semana
beijos
Adorei o post Naty!
Por aqui Isa tb deu uma regredida principalmente com relação ao colo e ao desfralde.
Mas graças a Deus está voltando a fazer todas as necessidades no vasinho. A não ser quando tem visita. Daí ela quer se apresentar, faz xixi na casa toda, grita, etc e tal
bjs
Postar um comentário