terça-feira, 21 de setembro de 2010

Blogagem coletiva2

Ontem Calu(Mulher & Mãe) me convidou para participar da blogagem coletiva falando sobre avós, tenho varias coisas sobre avós pra falar, vou tentar fazer um resumo.

Não tenho dúvida que eles sejam pessoas importantíssimas para a formação do ser humano,especiais demais!

Como Deus é sábio, depois de ter trabalhado,criado os filhos de repente "Ele" lhes entrega um bebê, assim de presente e ao mesmo tempo emprestado, mas esse é para brincar mesmo, esse é para paparicar, e fugir de todas aquelas responsabilidades e amar com todo exagero permitido, trazendo na memória momentos nostálgicos, no entanto ela a avó na sua maioria meio que se confunde no sentimento,lá vem ela intrometer também, afinal o amor é  materno tão maior ou igual e ai cabe o lugar de aprender ser avó e aprender ser mãe, cada uma com seu papel.
Não tenho nada contra quem deixa seus filhos com os avós(até porque se eu tivesse minha mãe por perto com certeza se não houvesse outra opção deixaria com ela) para poder trabalhar, afinal não deve haver  pessoa mais confiável para entregar seu filho quase de olhos fechados, eu sou ou fiquei depois de ser mãe, uma pouco exigente,chata quando se trata dos meus filhos.
Avós sempre deixam os netos fazer oque querem, tipo dão refrigerante mesmo sabendo que a gente não gosta que dê, dá doce fora de hora, dá tudo, estraga mesmo e eu vou confessar que eu não sou a favor deles "estragarem" oque a gente leva um sacrifício e tanto pra ensinar, por isso me acho uma mãe chata!hehe. Afinal ela não tá ali todos os dias , mora em outro lugar, sempre que visita quer dar presentes, tem até um pouco de magia no olhar,elas na maioria não brigam nem coloca de "castigo", lá na casa dela tudo pode, se na casa do neto ele não pode colocar a mão na TV na casa da vó ele pode lambuzar a TV...a avó sempre querendo enfiar comida, tudo é sono, fome ou estão com alguma dorzinha!
Claaaaro que certas coisas a gente dá desconto, porque quem nunca teve aqueles momentos na casa dos avós que jamais vão esquecer? Tudo na sua medida, oque não pode é virar "bagunça". Coisas boas ficam na lembrança... só existiam lá...Lembrar da comida da vó, do feijão, do dinheiro que ela dava escondido da nossa mãe, do dia que ela ficava na nossa casa, dormia, era como ter duas mães!
Hoje a vovó e o vovô não são mais como antigamente, a vó no tricô e o vô assistindo TV, eles trabalham , saem pra dançar, viajam, tem reuniões de amigos, compromissos sociais e isso muda os netos também.
É importante o sentimento dos nossos filhos para com eles,o respeito, pois são as lembranças mais doce que poderão levar da sua infância principalmente,aquela avó que dava carinho diferente, atenção diferente, que dizia sábias palavras, que nos orientava com amor, que era presente na dose certa,paciente, que fazia aquela comida gostosa só porque sabia que o neto/a ia chegar, que ligava, que trazia mesmo que uma bala de presente,mas com um carinho inexplicável, que comprava aquele doce/biscoito/bala e deixava lá guardado esperando o dia da visita do neto/a....isso e muito mais marcam muito nossa memória!

Ter netos faz bem a saúde, alegra , dá vitalidade e a obrigação que os avós ao meu ver tem é só CURTIR!
E feliz de quem tem os avós presentes, não precisa ser a vovó , pode ser a tia-vó, babá-vó, é igual amor materno e paterno, aquele que dá já é nomeado pelo coração!
E ter avós é muito bom e quem não tem é bom que adote um!

Bjuus

Naty

"Sem sombra de dúvida e sem exagero, poder-se-á dizer hoje, mais do que nunca, que os Avós são os grandes pilares e “amortecedores” de muitas Famílias jovens, que talvez no futuro nunca lhes venham a agradecer pelo muito que deles recebem em horas presentes de aflição e dificuldade."


Obs: amanhã venho com fotos!

6 comentários:

Danny disse...

Oi flor, adorei o post, a Nathalia é muito paparicada pela minha mãe, ela é uma vovó muito presente, carinhosa mas também sabe chamar a atenção quando precisa, a Nathalia não faz ela de gato e sapato não e também nunca se mete quando chamo a atenção, pena que não tenho pai, tenho certeza que ele seria um vovô muito coruja também. Já meu sogra e sogra não são muito presentes, já tem mais 04 netos por parte das filhas então a Nathalia já não foi tão esperada e paparicada, ela nem é muito ligada a eles, prefere minha mami e minhas irmãs, rs, quando eles vão em casa eles até tentam paparicar mas a gente vê que é meio forçado, rs, nem ligo!
Avós são importantíssimos, principalmente para nos aconselhar pois já criaram seus filhos (nós) e sabe em que erraram e em que acertaram, é sempre bom ouvi-los.
Bjs!

Andréia e Ana Lívia disse...

Adorei o post, me fez lembrar a minha infancia,é bem assim msm na casa da vovó tudo pode, a Ana Lívia adora minha mãe kkkk acho que deve ser por isso msm ja que lá tudo pode kkk..mas minha mãe é uma graça e me orienta muito sobre a Aninha...bjs Naty e obrigada pela visita no nosso cantinho.

Fabi Coltri Galli disse...

Ah...
Ter vó, vô é bom demais neh??

Bjãoo
Saudade!

Ligiane disse...

Oi, querida!
Primeiro, gostaria de agradecer tanto carinho nas suas mensagens no blog. Me faz um bem danado ler o que escreves quando visitas!
A gente que está longe da família fica com este aperto no coração pelo fato dos filhotes não terem acesso o tempo todo a este carinho de vó. No entanto, temos que ter em mente que o que importa é qualidade da relação, e não quantidade de tempo juntos. Quando os filhotes estiverem juntos com as vovós, vão aproveitar mesmo! e a gente que segure a onda, porque vai ser sempre um exagero de amor (e de regras no lixo..rsrsrs)

Gostaria muito de conhecê-la! Assim uma acolhe os sentimentos da outra quando precisar.
Um beijão pra ti e pra estas criança LINDAS!

Mulher e Mãe disse...

Nathy!!!!!
Tava lendo seu post e volta e meia eu falava: Ah, minha vó fazia isso! Ah, eu lembro disso.
hahahahahaha
Ai, que delícia foi ter meus avós sempre tão presentes.
Também me irrito um pouco com meus pais fazendo as coisas diferentes do que eu faço, mas tento relevar...
Vai saber quanto tempo eles vão ter com os netos, né?
O que mais me impressiona é ver o quanto meus pais mudaram, sabe?
Lembro de como eles eram comigo e meus irmãos e como eles são hoje com os netos... Não é possível, não são as mesmas pessoas.

Mudando de assunto: Vamos visitar a Ligiane? Eu to devendo uma visita pra ela... Podemos marcar no parque villa-lobos pro Rafa tomar um solzinho e as crianças correrem.

Vamos armar? Eu te pego.

Beijos e saudades!!!!

Calu

Nanna disse...

ain qe saudade da minha vó.
.......
amei o post.