quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O dia das Crianças e minha Avó!


Hoje uma prima falou sobre o falecimento da avó dela, que por sinal também fez parte da minha infância e passei o dia com aquela nostalgia lembrando-me daquele tempo....
Tempo em que eu morava em Araxá e passava férias e feriados em Campos Altos onde vivia minha avó materna e vários primos e primas tanto por parte da minha mãe como do meu pai... 
No dia das crianças quase todo ano íamos pra Campos Altos lá tem o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e sempre íamos todos, encontrávamos toda a família na missa...
Era tão bom e tão gostoso, não tinha essa violência, não tínhamos medo, não tinha preocupações excessivas dos meus pais e nem de ninguém porque era um lugar tranquilo, eu pequena andava pela cidade sozinha, tudo bem que lá sendo uma cidade pequena não havia tantos problemas, mas acredito que hoje lá não seja mais como antes (faz uns 7 anos que não vou lá ou mais....).
Voltando a falar da minha infância.... então era tão gostoso, eu chegava as vezes sozinha de ônibus, outras vezes com meus pais e as vezes até de carona, ia direto pra casa da minha avó, lá via ela, minha tia e quem mais estivesse em sua casa e não demorava muito já saia pra rua, atrás da minhas primas: Marcela, Ana Elisa, Tomazia e Patrícia....tinha as fases em que eu fiquei mais próxima de cada uma, eu aqui relembrando essa época me dá até um aperto no peito... que tempo bom, que delicia e como eu queria que meus filhos vivessem aquela liberdade de brincar com os primos e curtir a cidade da mesma forma que eu.....
A gente andava tanto pela cidade, a gente curtiu tanto a casa da minha avó, a gente brincava tanto!!!!
Eu adorava aquele clima na casa da minha avó, casa cheia de netos, minha avó não era daquelas mais carinhosas, mas a gente sentia que ela gostava da gente, ela era boa, boazinha, engraçada, ela mostrava preocupação com a gente, ela sempre dava umas moedinhas pra gente comprar chup-chup (sorvete de saquinho) e ficava na janela olhando a gente brincar na calçada, às vezes no alpendre (sacada da casa), a gente conversava de tudo, todos os netos tinham uma admiração e um carinho enorme por ela, ela deixava a gente inventar receitas e assar bolo, eu chamava a Fernanda vizinha dela e ia pra casa da minha avó e como eu aprontava, eu sei....
A vizinha de frente da casa de minha avó que vendia chup-chup e a janela dela vivia aberta se tivesse fechada era porque ela não estava ou estava dormindo, lembro-me que na entrada da casa dela tinha aquelas pinturas que parece papel de parede, ela uma vez pintou o cabelo de roxo e eu ri comentando com minha avó e ela na hora me cortou rsrsrs.... não achou graça de eu rir da amiga dela neh?
Falando em cabelo minha avó tinha o cabelo na cintura, mas vivia de coque, quando ela saia do banho ela pegava um pente e ficava ali perto da janela penteando, às vezes me deixava pentear um pouco, eu falava pra ela pintar aqueles fios amarelos e brancos e ela respondia que não na verdade era melhor como estava mesmo eu falava só pra ouvir o jeito dela responder....
Minha avó fazia o melhor arroz e feijão com farinha!!
Hoje quando vi minha prima falando que a avó dela ficava na janela quando ela ia embora de ônibus me veio na hora à imagem da minha, que também ficava na janela inclusive a ultima vez que eu a vi com saúde e que eu fui a casa dela eu me lembro daquele tchau na janela.......
Depois ela adoeceu e foi pra casa da minha mãe passar uns dias, eu me encontrei com ela já bem debilitada, rezamos juntas, lembro-me que ela segurava forte a minha mão enquanto nós rezávamos no meu antigo quarto, ela em silencio eu em voz alta, e ela segurando forte minha mão com fé....
Eu vim pra SP e ela ficou, melhorou um tempinho, mas logo faleceu....eu ainda não voltei na casa dela depois disso, nem na cidade dela, mas sei que quando eu voltar sentirei forte emoção misturada a tristeza em não encontra-la....
Ela fez parte da minha infância feliz e por isso hoje quando vi minha prima falando da avó dela me veio a ideia de escrever na semana das crianças para minha avó que mesmo não estando entre nós com certeza esta olhando por nos!!!
Vó To de Tomazia o mesmo nome da minha prima.....saudade!!!
Hoje estamos nos preparando pra ir pra Minas agora no feriado e eu espero que meus filhos curtam bastante e tragam lembranças pra vida toda... de todas as vezes que formos pra lá!!!
Quando eu voltar de viagem colocarei uma foto da minha avó querida e da nossa viagem!!
Bjs e bom feriado a todos!!!
Naty

2 comentários:

selma disse...

Amiga fiquei triste so de ler avo paterna nao tive a materna a via a cada 4 anos pois era do uruguai :(
bom mas vamos as festas feriado prolongado sexta dia das criancas e MEU ANIVER e segunda nao tem aula ebaaaaaa mas a vida e essa bjocas e volta nomeu cantinho vai :)

Unknown disse...

Nat, vivi isso este ano quando me hospedei no meu primo que mora no antigo apartamento da minha vó. Faziam 17 anos que eu não entrava lá e mesmo tudo estando tão diferente a emoção bateu forte e as lembranças afloraram como se tivessem acontecido ontem.
É muito bom termos essas lembranças, sinal de uma vida de emoções. Nossos filhos tem uma infância diferente, mas certamente terão as lembranças deles também.

Beijos